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eComex anuncia solução tecnológica para gestão de riscos e requisitos para OEA

Focada na certificação, recertificação ou auditoria de OEA, controlando cada etapa que compõe os processos de gerenciamento de riscos e produção de respostas a requisitos, a nova solução é atualizada automaticamente conforme as mudanças realizadas pela Receita Federal

A eComex, empresa brasileira pioneira no mercado de soluções de alta tecnologia para gestão otimizada e automatização de operações e logística de comércio exterior, anuncia o lançamento de uma nova solução tecnológica especializada na produção e verificação de respostas, requisitos e gerenciamento de riscos, fornecendo controle, rastreabilidade e agilidade nos processos de certificações como OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO e similares.

A nova solução da eComex controla cada etapa que compõe o processo de certificação, reunindo requisitos já pré-definidos, com instruções de preenchimento categorizadas e fácil visualização do texto legal e texto explicativo do manual de preenchimento com base nas orientações do Órgão Regulador.

Certificação OEA

Concedida ao estabelecimento matriz do interveniente, identificado pelo seu número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), com extensão a todos os seus estabelecimentos domiciliados no País, a certificação OEA, por exemplo, possibilita o recebimento de benefícios pela Aduana Brasileira aos operadores avaliados como de baixo risco e confiáveis.

Entre os benefícios oferecidos às empresas certificadas estão o tratamento prioritário na liberação das cargas OEA pelos depositários de acordo com o modal de transporte; processamento prioritário das declarações de importação e exportação; redução do percentual de seleção das declarações de importação e exportação; possibilidade de canal verde no regime aduaneiro especial de Admissão Temporária; registro antecipado da declaração de importação e exportação nos modais aquaviário e aéreo; prioridade no julgamento de processos administrativos fiscais; e muito mais.

“Para solicitar a certificação OEA, as empresas precisam fazer um requerimento à Receita Federal e concluir o processo de autoavaliação que indicará se elas estão aptas a serem admitidas no regime. Caso estejam, há ainda uma etapa de avaliação de análise de risco e, após a certificação, é necessário um processo contínuo de monitoramento e revisão. Essas inúmeras etapas podem, e devem, ser geridas com a ajuda da tecnologia, não só do ponto de vista da otimização de tempo ou custos, como de qualidade e assertividade”, explica Rodrigo Batistella, gerente de Desenvolvimento e Produto da eComex.

Voltado, portanto, a empresas que buscam melhorar sua margem e tornar sua área de eComex mais estratégica, o Programa OEA possibilita a certificação do interveniente em duas modalidades:  OEA-Segurança (OEA-S), com base em critérios gerais e de segurança aplicados à cadeia de suprimentos no fluxo das operações de comércio exterior; e OEA-Conformidade (OEA-C), com base em critérios gerais e de conformidade aduaneira.

Há requisitos específicos para cada interveniente como importadores, exportadores, transportadores, depositários, agentes de carga, agência marítima etc.

“Diante desse cenário, a solução desenvolvida pela eComex facilita muito a resposta e monitoramento de cada requisito exigido pela Receita Federal, e ainda fornece o controle completo dos riscos que forem identificados, com alertas por e-mail e visibilidade total pela aplicação.”, completa Batistella.

Funcionalidades adicionais

Em consonância com as melhores práticas de governança e gestão de projetos do mercado, a nova solução da eComex possibilita o acompanhamento em tempo real do andamento de cada projeto, por meio do preenchimento das respostas pelos responsáveis envolvidos, histórico de atividades e controle de requisitos homologados, não iniciados ou em elaboração, contanto com a execução automática de planos de ação, fornecendo alertas por e-mail e pela aplicação.

“E não para por aí, visto que a nossa solução ainda é capaz de apresentar a gestão do percentual do tratamento dos riscos identificados em formato de dashboards e disparar planos de contingência quando os indicadores chegam em um determinado limite. Tudo isso por meio de uma interface exatamente ágil, intuitiva e atualizada automaticamente conforme as mudanças nas normas realizadas pela Receita Federal”, completa Batistella.

Sobre a eComex
Pioneira e com DNA inovador, a eComex destaca-se como líder em soluções de alta tecnologia para gestão, otimização e automatização de operações de comércio exterior e logística internacional. Seus aplicativos são amplamente adotados por grandes e médias empresas, tanto nacionais quanto multinacionais, que necessitam de uma ampla gestão e buscam eficiência com redução de custos logísticos em seus processos de comércio exterior.

Com sede em Limeira (SP) e parte integrante do Grupo Cassis, a eComex possui mais de 10 mil usuários em suas plataformas tecnológicas, conta com uma equipe de aproximadamente 220 colaboradores e atende cerca de 250 clientes, que operam no Brasil e em países como África, Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru, Paraguai e Uruguai.

Destacando-se no cenário do Comércio Internacional pela sua abordagem disruptiva, a eComex alcançou um marco significativo em 2023 com a aquisição da D2P, startup especializada em logística internacional. Avaliada em R$ 20 milhões, essa aquisição permitiu a fusão de tecnologias e experiências, impulsionando ainda mais a inovação como oferta para o mercado. Com a aquisição da D2P, a eComex inicia um processo de transformação da tecnologia para o comércio exterior no Brasil.

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Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

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