Medida amplia disputa comercial entre EUA e gigante asiático
As tarifas de 104% dos Estados Unidos contra importações da China passam a valer a partir da 1h01 desta quarta-feira (9) — pelo horário de Brasília —, conforme anunciado na véspera pela Casa Branca, em um movimento que escala a guerra comercial entre as duas maiores economias do globo.
O patamar da taxa é resultado de tarifas já impostas pelo governo republicano e respostas dos EUA em contra-tarifas anunciadas por Pequim:
- Até o início de março, Trump já havia anunciado tarifas de 20% contra a China, citando que o país asiático não fez o suficiente para contar o fluxo de drogas ilegais aos EUA
- Na semana passada, os EUA somaram mais 34% de taxas aos chineses, em meio aos países que receberiam tarifas recíprocas, totalizando 54%
- Pequim revidou e anunciou a mesma taxa de 34% contra importados dos EUA
- A resposta do republicano foi anunciar taxa adicional de 50% aos produtos da China, caso o gigante asiático não retirasse a taxa retaliatória de 34% até 13h desta terça
- Como a China não recuou, a taxa de 104% foi confirmada para entrar em vigor na madrugada desta quarta
Os Estados Unidos importaram US$ 439 bilhões em produtos da China em 2024, sendo esta a segunda maior fonte de importações, atrás somente do México.
Além da China, outras dezenas de países também passam a ter seus produtos taxados para entrarem no mercado norte-americano a partir das primeiras horas desta quarta.
Fonte: CNN Brasil
Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.